Página Principal
Conhecer Tábua
Orgãos Municipais
Assembleia Municipal
Câmara Municipal
Juntas de Freguesia
Funções dos Órgãos Autárquicos
Conselhos e Comissões Municipais
Estatuto do Direito de Oposição
Provedor do Munícipe
Informação Municipal
Avisos, Editais, Informações e Consultas Públicas
Cortes, Suspensões e Alterações de Serviços
Hastas e Concursos Públicos
Contratação Pública
Candidaturas a Fundos Comunitários
Gestão Económica e Financeira
Faturação Eletrónica
Participações do Município
Protocolos e Contratos
Regulamentos
Transparência Municipal
Sistema de Gestão da Qualidade
Gestão de Elogios, Sugestões e Reclamações
Contraordenações
Qualidade da Água
Metrologia
Arquivo Documental
Áreas de Atuação
Ação Social
Ambiente
Cultura
Rede de Equipamentos
Projetos
Eventos e Iniciativas
Plano Municipal
Desporto
Rede de Equipamentos
Oferta Desportiva
Programa de Promoção de Atividade Fisica
Eventos e Iniciativas
Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem
Apresentação
Projeto Educativo Local
Rede Escolar
Transportes
Estruturas Locais e Municipais
Programa ATL
Ação Social Escolar
Ementas Municipais
Emprego
Feiras e Mercados
Feiras
Mercado Municipal
Juventude
Serviço Municipal de Proteção Civil
Saúde Pública
Ordenamento do Território e Urbanismo
Informação Geral
Ordenamento do Território
Urbanismo
Obras Municipais
Cemitério Municipal
Mobilidade
Espaços e Equipamentos
Paços do Concelho
Espaços Culturais
Espaços Desportivos
Espaços Industriais
Equipamentos Ambientais
Equipamentos Escolares
Equipamentos Turísticos
Recursos Humanos
Informações Gerais
Procedimentos Concursais
Procedimentos Concursais Freguesias
SIADAP
Regularização de Vínculos Precários
Comunicação
Notícias
Publicações do Município
Boletim Municipal
Inquéritos e Votações
Redes Sociais
Investir
Apoios e Incentivos
Balcão do Empreendedor
Caracterização Socioeconómica do Concelho
Empreendedorismo
Desenvolvimento Económico e Social
Balcão Virtual
Balcão Único
Espaço Cidadão
A Minha Rua
Pedidos de Informação
Elogios, Reclamações e Sugestões
Requerer Serviços
Pedido de Limpeza de Fossa
SEF
Legislação
Formulários
Multimédia
Imagens
Vídeos
Contactos e Informações
Endereços do Município
Telefones e Faxes
Contactos Úteis
Horários de Funcionamento
E-mails dos Serviços

barracontatos

Morada
Município de Tábua
Praça da República
3420-308 | Tábua

Tel.: (+351) 235 410 340
Fax.: (+351) 235 410 349
Email:geral@cm-tabua.pt
GPS: 40.3597679, -8.0278117

 

 

 

 

 

 

linha

Decorreu, de 27 de julho a 02 de agosto, em Tábua, a primeira ação do projeto DOIS PONTOS: Residências de Criação Artística e Literária. 

Dez jovens participaram na residência de fotografia orientada pelo fotógrafo Tiago Cerveira.

Sarah Beirão foi a escritora que os jovens tiveram como referência para a criação que agora apresentam à comunidade.

Sarah Beirão (1880 - 1974) foi uma personalidade singular do panorama cultural e político do século XX em Portugal. Uma mulher moderna de rara coragem e elevação que expôs e defendeu com elegância e militância as suas ideias. O seu brilho foi generosamente usado para contrariar sistemas e mentalidades mais obscuras, como por exemplo afirmando a emancipação das mulheres em oposição ao conservadorismo e autoritarismo. Jornalista, escritora, cronista, filantropa, foi igualmente ativista dos direitos das mulheres e da igualdade de género, republicana e defensora dos direitos dos animais.

“Uma experiência incrível. Aprendi várias técnicas de uma forma leve e divertida. Aprendi, principalmente, a olhar a vida de uma maneira diferente. Uma semana incrível com pessoas maravilhosas! Para repetir!” defendeu Inês Sousa, participante de 17 anos.  Já Gonçalo Silva, de 18 anos diz que "Sem dúvida uma das melhores experiências da minha vida. Aprendemos a fazer arte e magia com uma câmara fotográfica".

Tiago Cerveira, foi o fotógrafo residente que durante toda a semana partilhou as técnicas de fotografia e orientou o projeto final, adianta que “Tive a sorte de conhecer um grupo fantástico. Talento e capacidade de trabalho não falta a estes 10 jovens. Penso que honrámos a Mulher e Escritora Sarah Beirão. A sociedade ganhou dez novos fotógrafos e eu ganhei dez novos amigos." 

Esta iniciativa foi a primeira de seis residências de criação artística e literária em várias áreas (Fotografia, Arte Urbana, Banda Desenhada, Escrita Criativa, Teatro e Cinema) que ao longo de três anos vão aproximar os jovens entre os 14 e os 20 anos dos livros e da leitura.

A próxima residência, de Arte Urbana, vai decorrer entre 07 e 13 de setembro de 2020, e será orientada pelo artista plástico Luiz Morgadinho também a partir da vida e obra de Sarah Beirão.

Este é um trabalho apoiado pelo Plano Nacional de Leitura através do projecto “Movimento 14-20 a ler” e é desenvolvido em parceria entre o Agrupamento de Escolas de Tábua, a Câmara Municipal de Tábua, a Gambiarra Associação Cultural e a escola profissional EPTOLIVA.

 

Neste link está disponível o resultado da residência de fotografia. https://doispontostabua.wixsite.com/doispontos

MAIS INFORMAÇÃO:

- 917636900 (Biblioteca Municipal de Tábua)

- 915284772 (Tiago Cerveira - Fotógrafo Residente)

Foi assinado no dia 28 de julho, um Protocolo de Cooperação entre o Município de Tábua e a ADEPTOLIVA - Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil, na qualidade de entidade proprietária da EPTOLIVA — Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, para o estabelecimento de parceria com o intuito de criar sinergias que permitam potenciar e reforçar a formação e qualificação de recursos humanos, no âmbito da criação do Centro QUALIFICA da EPTOLIVA, com sede em Tábua, nas áreas de influência das partes, de modo a desenvolver competências escolares e/ou profissionais.

O Protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário de Almeida Loureiro, e pelo Presidente da Direção da Adeptoliva, Daniel Costa, na presença do Vice-presiente da Autarquia, Ricardo Cruz, e do Vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, Francisco Rolo.

A Rede Social de Tábua realizou no passado dia 22 de julho a reunião do CLAS (Conselho Local de Ação Social), no Centro Cultural de Tábua, respeitando todas as condições e normas de segurança.

Nesta reunião foi apresentado o Plano de Ação do CLDS 4G pelo seu Coordenador Dr. Pedro Cardoso e foi apresentado o Diagnóstico Social do Concelho de Tábua pelo Dr. Pedro Neves da Empresa Bestcenter, sendo este último sujeito a votação e aprovado por unanimidade.

O diagnóstico social tem como objetivo o conhecimento da realidade e constitui uma das ferramentas mais importantes, encontrando-se ligado aos valores da comunidade e aos objetivos que se pretendem alcançar, identificando as necessidades existentes, para estabelecer prioridades de intervenção, a sua aprovação por unanimidade, pelos parceiros do CLAS reconhece a sua pertinência para o desenvolvimento social concelhio.

Tendo em atenção a realidade pandémica do COVID-19, sentiu-se necessidade de ouvir os parceiros sobre os constrangimentos que enfrentaram e continuam a enfrentar.

Alguns parceiros agradeceram a ajuda recebida do Município que, para além da reunião preparatória, esteve sempre disponível para ajudar, com Equipamentos de Proteção Individual, Testes e noutras áreas essenciais, do Centro de Saúde de Tábua e do Delegado de Saúde, pelos serviços e cuidados prestados durante este período.

Foi também apresentado um manifesto sobre os constrangimentos que as IPSS’s com Centro de Dia, os idosos e as famílias, sofreram e continuam a sofrer com o encerramento desta resposta social e a não previsibilidade de reabertura. Este documento foi submetido a votação e aprovado por unanimidade, com o objetivo de ser remetido à tutela.

Em virtude do panorama atual devido ao Covid-19, o Município de Tábua, no âmbito das tradicionais Férias Desportivas e Culturais de Tábua, planeou um conjunto de Atividades Culturais, do Ensino do Inglês e no âmbito Desportivo de modo a tornar as férias escolares das crianças e jovens mais divertidas, enriquecedoras e ativas, tendo como referência as recomendações da Direção Geral de Saúde.

O programa decorreu de 7 a 31 de julho e os participantes puderam escolher as atividades que queriam realizar e o respetivo período, ou seja, durante a manhã ou durante a tarde. As inscrições superaram as expetativas já que foram preenchidas, praticamente, todas as vagas paras as Atividades Culturais e do Ensino do Inglês, enquanto que nas Atividades Desportivas, que foram realizadas todas ao ar livre, o número de vagas era maior e a adesão também foi muito considerável.

Os 48 inscritos foram distribuídos de acordo com as suas preferências, sendo que à 3.ª feira era o dia das Atividades Culturais, à 4.ª feira o Desporto, à 5.ª feira as atividades aquáticas nas Piscinas Municipais e à 6.ª feira o Ensino do Inglês. Nas Atividades Culturais foram dinamizados momentos de leitura, mindfulness, quiz, jogos de tabuleiro, atelier de artes e jogos tradicionais. O Ensino do Inglês promoveu atividades de memory, Simon says, hot seat, pictonary game, sequence in cards, entre outras. Por sua vez, as Atividades Desportivas realizaram caminhada, BTT, canoagem, golfe e um dia na Praia Fluvial da Ronqueira.

De salientar que as Atividades Culturais e do Ensino do Inglês foram realizadas na Biblioteca Municipal João Brandão e o programa terminou no dia 31 de julho com a sessão de cinema no Centro Cultural de Tábua.

As atividades decorreram dentro da normalidade esperada e o Município agradece a colaboração do Agrupamento de Escolas de Tábua, da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Tábua.