Morada
Município de Tábua
Praça da República
3420-308 | Tábua
Tel.: (+351) 235 410 340
Fax.: (+351) 235 410 349
Email:geral@cm-tabua.pt
GPS: 40.3597679, -8.0278117
Na Rota dos Vinhos do Dão
A Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão, condições únicas para a produção de vinhos sem igual.
O património arqueológico do concelho de Tábua sugere a prática ancestral do cultivo da vinha, encontrando-se com alguma regularidade lagares ou lagaretas, de múltiplas variantes tipológicas, constituindo um notório testemunho de práticas relacionadas com a produção de vinho.
Não será, portanto, alheio ao facto, o clima que por aqui se faz sentir, frio e chuvoso no inverno, quente e seco durante o verão; bem como a morfologia acidentada do relevo, desenvolvendo-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, fazendo da paisagem vitivinícola um regalo para os olhos. Por outro lado, não devemos descurar a predominância granítica dos solos, conferindo-lhes enorme fertilidade, pela sua facilidade de meteorização por acção dos agentes naturais, especialmente a água das chuvas, que constitui um dos principais factores de perfeita adequação destes solos à cultura da vinha. Todos estes factores conjugados têm contribuído não só para a manutenção desta actividade com raízes tão profundas nesta região, como temos assistido nos últimos tempos a uma nova reabilitação de terrenos para o cultivo da vinha, com o aparecimento de novos viticultores, no claro intuito de dar continuidade à produção de vinhos de qualidade reconhecida.
Os tintos são cintilantes, de cor rubis, encorpados, de aroma e sabor delicados. Envelhecem com extraordinária nobreza ganhando um bouquet esplendoroso, que os torna suaves e aveludados.
Destacam-se as castas: Touriga Nacional, Jaen, Rufete (Tinta Pinheira), Alfrocheiro e Aragonês (Tinta Roriz).
Os brancos são leves e frescos, de cor amarela-citrina, com aroma suave e sabor frutado. Destacam-se as seguintes castas: Bical, Cercial, Malvasia Fina (Arinto do Dão) e Encruzado.
O Município de Tábua corresponde à Denominação de Origem controlada Dão; inserindo-se, precisamente, na Sub-Região Alva.